
Um bom monitor é bem importante para a qualidade das nossas fotos. É no nosso computador que processamos as fotos e finalizamos elas para mandar pro portfolio, pra impressão ou pra rede social. É o equivalente do quarto escuro, onde filmes eram revelados e ampliados.
Mesmo quem não costuma manipular suas fotos precisa olhar para elas na tela do computador e ver se estão ok para passar adiante. No fim, é preciso ao menos salvar os arquivos no tamanho certo para impressão ou mesmo colocar uma marca d’água na foto que vai pra rede social. Ou seja: é sempre bom ter um monitor que mostra sua foto fielmente.
Mas dentre todas as opções oferecidas nas lojas, qual é o monitor ideal para fotografia?
Você já deve ter visto por aí os tipos de monitores existentes:
CRT: lembra daquelas telas gordas que usávamos faz alguns anos e chamávamos de “tubo”? São do tipo CRT e quase não encontramos mais deles por aí.
LCD: é o tipo magrinho que mais usamos depois da aposentadoria do CRT.
LED: também é magrinho, mas tem uma economia incrível de energia e logo, logo, será a tecnologia mais utilizada.
Os monitores CRT já estão aposentados, e hoje ficamos com a escolha entre os de tipo LCD e LED.
A tecnologia usada no painel do seu monitor é o que vai determinar boa parte da qualidade de reprodução de imagens nele. Temos dois tipos principais*:
TN: é o mais barato e mais utilizado hoje em dia em todo o tipo de tela. É uma tecnologia boa pra ver filmes ou jogar games, mas sua representação das cores não é legal e, por isso, não é muito bom para edição de fotos. É o que está presente na maioria dos notebooks (exceto aqueles da Apple com retina display).
IPS (e equivalentes): é o tipo de monitor ideal para edição de fotos, pois tem uma reprodução de cores boa e consegue manter a qualidade mesmo em ângulos diferentes de visão (ou seja, se você olha um pouco lateralmente, consegue ver o mesmo no monitor, garantindo mais precisão na imagem.) Os iMacs de linha superior, assim como outros produtos com retina display, da Apple usam esse tipo de painel.
Procure um monitor de painel IPS ou de tecnologia similar. O jeito mais fácil de fazer isso:
Um bom monitor não é barato, mas vale a pena! Você não vai gastar menos que mil reais, e dependendo da qualidade pode gastar muuuito mais que isso. Como a maioria de nós, mortais, não tem um orçamento infinito para comprar monitores, tudo vai depender de quanto você pode investir. :-)
Meu impressor, Geraldo Garcia, fez a resenha de dois monitores Dell no blog dele, o U2410 e o U2211H. Embora sejam resenhas antigas, você pode usar esses modelos como ponto de partida para opções mais atualizadas dos produtos. O interessante é que, assim como com câmeras, os melhores modelos duram muito tempo (não sai um a cada semana.)
Na dúvida, simplesmente evite monitores baratinhos e de notebook, ou simplesmente aqueles que possuem painel TN, pois eles têm uma reprodução de cores infiel e você nunca sabe se está olhando do ângulo certo. Sem esta precisão fica difícil saber se a foto está ok ou se é o monitor que está te enganando!
E por fim, mas bastante importante: depois de comprar um bom monitor, é bom deixá-lo calibrado para ver exatamente o que ele deveria estar mostrando! Você pode usar os aplicativos próprios para isso (eles já vem com o sistema operacional ou com o monitor), ou pode usar acessórios especialmente para este fim.
—
* Existem outras opções de painel além dessas, mas o TN e o IPS são as mais comuns hoje.
Usei como base este post em inglês, que está um pouco desatualizado, mas ainda é muito bom.